Nota: Estudante vítima de racismo é assassinado em Pernambuco

10 jan
O estudante Raimundo, assassinado há uma semana por racistas.

O estudante Raimundo, assassinado há uma semana por racistas.

Foi realizada na última quarta Feira (09/01/2013) uma audiência pública pelo Ministério Público de Pernambuco para esclarecer a morte do estudante de ciências sociais da UFPE, Raimundo Matias Dantas Neto, o Samambaia, 25 anos. Segundo testemunhas, ele teria sido visto pela última vez numa casa lotérica do centro de compras, na noite do dia 2 de janeiro de 2013.

Raimundo foi o primeiro de sua família a entrar na universidade, e iria se formar esse ano no curso de ciências sociais. Pobre e órfão, virou um orgulho para o irmãos, que pararam de estudar na adolescência para trabalhar e sustentar a casa.

Segundo seus parentes e mais dois amigos, o assassinato tratou-se na verdade de um crime de ódio, já que a vítima era negra. Samambaia foi encontrado morto em frente ao Edifício Brigadeiro Eduardo Gomes. Seu corpo estava mutilado, com escoriações e com os dreads arrancados. Tal situação deplorável remete a problemas seculares de nosso país, como o racismo. Numa época em que o racismo e o fascismo se encontram cada vez mais banalizados, onde se referir a negros como “macacos” é encarado a cada dia mais como normalidade, torna-se necessário denunciar o racismo e colocar tal denúncia na ordem do dia. Pois, ao contrário do que tenta dar a entender a propaganda das classes dominantes, nunca houve época em que o racismo deixou de ser um problema no Brasil.

Em nome de nossa organização, enviamos nossas condolências à família pela morte do estudante. Apoiaremos de maneira concreta e levantaremos a bandeira da luta contra a discriminação pela cor de pele, pela justiça e pela punição daqueles que cometeram tal crime de tamanha gravidade.

COLETIVO BANDEIRA VERMELHA

Anúncios

Uma resposta to “Nota: Estudante vítima de racismo é assassinado em Pernambuco”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Estudante vítima de racismo é assassinado em PE | A Nova Democracia - 10 de janeiro de 2013

    […] Fonte: Coletivo Bandeira Vermelha […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: