Lutas de Libertação Nacional: Turquia – Protesto contra chegada de mísseis da Otan

23 jan

O Partido Comunista da Turquia (TKP) liderou uma série de manifestações contra a escalada agressiva contra à Síria promovida pelo governo reacionário turco. Abaixo, compartilhamos com os leitores fotos e vídeos de uma das  manifestações lideradas pelos comunistas turcos, assim como uma nota publicada no blog do jornal A Nova Democracia.

tkpisknde2.jpg

tkpiskenderun14.jpg

tkpiskenderu1.jpg

Nota do Jornal A Nova Democracia

Dezenas de pessoas participaram de uma manifestação em Incirlik, no sul da Turquia, contra a chegada da primeira das seis baterias de mísseis Patriot ao país e contra a colaboração entre o governo lacaio turco e a Otan face a uma possível ameaça à Síria. Os mísseis chegaram de navio da Alemanha na última segunda-feira, dia 21 de janeiro. O protesto, apesar de não ter sido tão grande, ganhou repercussão internacional. Os manifestantes entraram em confronto com a polícia.

O protesto ocorreu num momento em que começaram a chegar ao porto de Iskenderum as seis baterias de mísseis provenientes da Holanda, Alemanha e do USA. Além dos mísseis, os turcos também protestaram contra o envio de soldados alemães para a Turquia para operar o sistema anti-míssil  e depois de o “governo” pedir a ajuda da Otan para “reforçar a segurança” ao longo de sua fronteira de 900 quilômetros com a Síria. Cerca de 350 alemães vão se unir às tropas do USA e dos Países Baixos.

No protesto, os manifestantes ostentavam palavras de ordem e cartazes com os dizeres “Yankees, voltem para casa!”, “América Assassina, fora do Oriente Médio!”. Uma bandeira do USA foi queimada. Repudiando a alegação da Otan de que os mísseis e o envio de soldados é puramente defensivo contra os ataques sírios, os manifestantes repudiam a presença das tropas invasoras e denunciam que o envio do aparato militar faz parte dos planos imperialistas de controle da região e de combate às lutas populares do próprio povo turco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: